Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ação e discurso - Segundo capítulo

Publico aqui oito tópicos relacionados ao segundo capitulo da dissertação.










1-Como um reflexo do que a sociedade vive, vários artistas foram responsáveis pela transformação do fazer teatral ao longo dos anos como forma de aproximação com o público.

2- Lançar mão do teatro e colocar o cidadão no centro do debate é o maior desafio deste trabalho de mestrado.

3- O que proponho é a realização de ações cênicas como forma de estimular a participação do individuo na cena cultural de sua cidade unindo ação e discurso.

4- E a meta aqui é estar próximo do público. É se confundir com o próprio público, se diluir, se misturar. Quebrar paredes e barreiras que separam e distanciam quem age e quem observa esta ação. O importante é que, em algum momento, todos estejam agindo juntos.

5- Nesta pesquisa apresento as ações não em ordem cronológica, mas, pelo número de habitantes envolvidos e também pelo tempo de preparação necessário para a realização de cada uma delas, além dos trabalhos que necessitaram de reuniões, ensaios e uma produção mais apurada.

6- Com o passar dos dias em Itambé, novas questões surgiam na minha cabeça. A cada ação realizada novos debates se estabeleciam gerando discussões aprofundadas sobre os temas abordados. Um dado importante que sempre surgia nas conversas era a quantidade de jovens e idosos existentes na cidade.

7- Praticar o conceito de ação cênica defendido aqui neste projeto trouxe um novo ritmo ao cotidiano daquelas pessoas, levando em conta que pôr a arte a serviço do urbano não significa de modo algum enfeitar o espaço urbano com objetos de arte (LEFEBVRE, 1991, p.134) mas sim, enchê-lo de vida, estimular as relações entre as pessoas, favorecer o encontro, fazer circular idéias. Um direito de todo cidadão.

8- Agir cenicamente na busca de uma cidade aberta para o fazer artístico. Pensar a cidade a partir da relação de cada morador e assim construir um texto que traduza esta imagem coletiva deste lugar é o próximo passo desta pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário