Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nara, com a palavra!




Mais uma entrevistada conta um pouco de sua relação com a cidade de Itambé. Com vocês, Nara, com a palavra:

"Nasci em Vitória da Conquista, mas me considero itambeense, por morar aqui desde criança. Amo essa cidade, gosto muito daqui. Tive uma infância muito alegre. Costuma-se dizer que os adultos bem resolvidos foram crianças felizes. Brinquei bastante, me diverti o máximo que pude. Vivi realmente minha infância. Entrei na adolescência no momento certo. Fiquei quatro anos e meio fora daqui, em Conquista, fazendo licenciatura em pedagogia, depois eu retornei para trabalhar aqui. Trabalho como professora e coordenadora pedagógica de escolas e de um projeto de educação para jovens e adultos. Sou Batista, uma parte que tem uma grande influência na formação do meu caráter já que sou Batista desde criança. Itambé é uma cidade pequena, não é uma cidade nova. De certa forma fica desfavorecida geograficamente por estar perto de Vitória da Conquista que é uma cidade maior, com comércio forte, com desenvolvimento bem maior. É uma cidade acolhedora, um povo às vezes sofrido, mas, que nunca desiste. A gente precisa melhorar sempre. Muita coisa dentro da gente precisa ser rompida. Eu sonho com uma cidade bem desenvolvida e sem desigualdade social. As pessoas têm que mudar a idéia de cultura que elas têm, às vezes é oferecido um espetáculo e as pessoas não comparecem, as pessoas têm que sair mais, se despertar. Sair da cultura do barzinho e aproveitar as outras coisas. Temos que evoluir".


Nara Oliveira (Professora, 29 anos)

2 comentários:

  1. Acredito que o Estado tem sua parcela de culpa nesta fato. A cultura de bar em cidades de interior ocorre em sua grande maioria pela falta de opção de atração nestas cidadezinhas. Creio que os espetáculos devam ser incentivados e patrocinados de verdade. A arte tem que vir até o povo, para isso precisa-se de dinheiro, artístas bem pagos e dispostos a redescobrir este país. Não sei se tem uma fórmula mágica para isso, mas torço para que um dia a arte (teatro, cinema, dança, artes plásticas, etc) sejam valorizadas no país em que nasci. Morro acreditando! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Soraia minha querida, o que queremos é que a arte esteja presente em todos os lugares, que ela seja produzida em todos os lugares, com autonomia e liberdade...Mais tarde publicarei um artigo que saiu no jornal A Tarde que resume bem este processo. Beijos e obrigado por estimular o debate.

    ResponderExcluir