Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





segunda-feira, 10 de maio de 2010

Calçada do leitor



















A minha cabeça não para de fervilhar ao mesmo tempo em que realizo as entrevistas pela cidade. A cada conversa com um morador em um dado local da cidade, novas idéias e novas possibilidades de "ação" me chegam de forma frenética. Este mês também foi o mês das visitas e com elas outras idéias, outros estímulos. Depois da visita de Angelo tive o prazer de receber no meu castelo Amós Heber, ator e cantor, parceiro de trabalho junto ao Coletivo Cruéis Tentadores e o criador de luz para espetáculos, Jean Dauriac, francês que ama a Bahia e carrega uma curiosidade pelo meu trabalho. Esses dias de conversa e andança pela cidade me estimularam a experimentar a primeira ação deste processo. Convidamos Cláudia, Tide Brito e sua filha Raiça e ocupamos a calçada da extinta Casa do Estudante de Itambé, para uma tarde de leitura. Nesta ação pudemos perceber como a leitura é um luxo para poucos. Entre as diversas reações que tivemos dos passantes é que "tinhamos uma vida boa, por estarmos ali, sentados e lendo, esperando o tempo passar." Depois deste experimento a calçada estará sempre disponível para todo tipo de leitura. É só levar seus livros, revistas, jornais e ocupar o seu tempo com algo tão precioso: informação e conhecimento.

Além das fotos, segue um pequeno vídeo para dar uma idéia da ação.

P.S. Romuel Soubiraus, Caio Vieira, Lêda, Gal, Maruzana, Rafael passaram rapidamente, mas passaram.

6 comentários:

  1. Vc e suas idéias geniais e concretas, menino... adoro. Quero fazer parte do rol de convidados para visitar Itambé. Hoje almocei com Reginaldo Carvalho e sua orelha deve ter ficado quente porque dedicamos umas boas garfadas à sua pessoa que amamos tanto. Falamos sobre seu projeto, sobre nossos diálogos bloguísticos (ele tá doido pra fazer o dele) e de como vc é o CARA do teatro, atualmente. Vc é o cara, bicho. Na boa. Vc é que faz!!! Dez pra calçada da fama, digo, da leitura... rsrsrs. Quem sabe uma estantezinha com livros pra quem não tiver levado, né? OS amigos podem fazer doações. Tenho uma cacetada de revistas que merecem um fim melhor do que minha estante mofada...

    ResponderExcluir
  2. Dri, vc já é minha colaboradora com seus comentários estimulantes...Vamos ficar rasgando seda um com o outro...Já te disse que a casa/cidade é sempre sua...

    ResponderExcluir
  3. Vim, dei um giro, reli, revi. Tantas imagens inspiradoras! Não é o mundo que me interessa, mas a sua forma de olhar para ele. A Itambé que vc recorta. Super dissertAÇÃO!!!

    Escreva mais logo, quero acompanhar :-)

    ResponderExcluir
  4. Paulita, seu giro por aqui é sempre bem vindo. Precisamos girar juntos o mais breve possível...Sinto falta de nossas reflexões sinceras a cerca da vida!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, que prazer à construção de uma amizade sincera e, portannto valiosa.
    Nossa! Como você me fez viajar hoje, naquela conversa na porta do nosso cinema,rsrsrs, em meio a turbulenta situação, poxa, você me encheu de inspiração e sem pestanejar,já me via de alguma forma contribuindo para que seus desejos se afaguem no encanto que somente Itambé tem. E que com grande zelo preza para a construção deste trabalho, que logo de "cara" me encantou. Obrigado pelos minutos...Estou radiante com a sua estadia aqui, e para tanto, sei que o primeiro andar também é meu,"você quem disse", e não pense que não desfrutarei.
    Amei tudo que li por aqui, mas algo de fato me marcou: "a leitura é um luxo para poucos", e você tem mesmo razão hein! E como aprendi isso rápido, a leitura me acompanha diariamente e pode apostar que não me perco...rsrsrs...me encontro em cada linha. E olha que espetáculo o destino me deu: por uma entrevista que "EU" gostaria de fazer com você, telefone anotado, que pena não instalado,encontrei você por acaso.
    Beijos com muito carinho e parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Gi minha querida, estou aqui te esperando para muita conversa sobre nossos laços itambeenses...nossos sonhos e desejos...

    ResponderExcluir