Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 27 de julho de 2011

A beleza que o tempo traz!!!

Rendo aqui, mais uma homenagem aos meus amigos, senhoras e senhores do tempo. Eles que fizeram parte da ação "Chá para todos" retornam ao blog como modelos de um ensaio fotográfico. A fotografia foi uma das estratégias utilizadas por mim, para facilitar a aproximação com alguns grupos, incluindo este de pessoas de terceira idade. Como algumas pessoas não me conheciam, como eu não desenvolvia nenhum trabalho fixo na cidade, não era professor, educador nem monitor dos projetos sociais, minha presença sempre despertava estranhamento. Então, pegava minha câmera e ia fotografar essas reuniões e eventos, trazendo uma função e uma justificativa para minha presença. Isto ajudou muito a me aproximar das pessoas. Todos queriam saber onde as fotos seriam publicadas ou para quem eu estava fotografando ou se eu podia presenteá-los com uma fotografia.

Nos nossos encontros eles faziam relatos da vida sofrida, da luta pela sobrevivência, da batalha diária para educar e alimentar seus filhos. Meu desejo era expor as marcas do tempo, mas com leveza, com prazer de viver e de estar vivo. Celebrar a vida destes moradores detentores de uma importância que nem mesmo eles percebem. A importância de saber sobreviver ao tempo. Muitos deles sofridos e machucados pelo destino, mas todos fortes e esperançosos. Felizes, espertos. Prontos para o futuro. Foi assim que cada um me recebia a cada encontro: com o desejo de participar e colorir um pouco mais a rotina diária deles. E vontade é o que não faltava! Nada intimidava aqueles “jovens” senhores e senhoras.

É importante dizer que estas fotografias foram feitas por acaso, eles não sairam de casa para participar de um ensaio fotográfico e sim para um café da manhã comemorativo. Aqui contamos com a participação de apenas oito modelos: Jandira, Nitinha, João, Rocha, Ciana, Alice, Nelson e Olinda.





























Nenhum comentário:

Postar um comentário