Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quinta-feira, 16 de junho de 2011

Preparar a festa!

Nos dias 23, 24 e 25 de junho todas as atenções dos moradores de Itambé e região estarão voltadas para os festejos juninos. A comissão organizadora do evento já começou os preparativos e já divulgou as atrações da festa. Em 2010, uma das ações cênicas, propostas pelo projeto "Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade", surgiu justamente para além de refletir sobre a evolução que as tradições e manifestações culturais vêm sofrendo ao longo dos anos, mas também, para reviver juntamente com moradores e visitantes, esta tradição que faz parte de nossas vidas, de nossa história.

O casamento na roça é uma tradição que os itambeenses sempre cultivaram: tanto como encenação realizada por alunos nas festas juninas das escolas, mas também como cerimônia de casamento de alguns casais que resolvem se unir deste modo. Organizar uma festa com fartura de comidas e bebidas típicas ao som de um bom forró pé de serra é o sonho de muitos noivos e noivas tanto da zona rural como da zona urbana.

"Quem vai se casar?" lançou mão do imaginário popular ligado aos festejos juninos para que um cortejo de pessoas saídas de um casamento fictício pudesse levar cor e alegria para as ruas da cidade. Esta ação reuniu, ao mesmo tempo, grandes acontecimentos do imaginário festivo dos participantes, mas também de todos os habitantes que acompanharam o cortejo. Ali, todos os elementos de um festejo junino estavam presentes: o casamento, a quadrilha, a música, a alegria, a interação com os moradores e o encontro de gerações em função de uma tradição tão importante para os moradores de Itambé.

Assim, venho convidar a todos e todas que desejam participar da edição 2011 da ação cênica "Quem vai se casar". É só preparar seu figurino, se encher de alegria e pronto, a festa está armada. Mais detalhes e informações com Cíntia Gusmão e Manoel Dias. Ou entre um licor e outro pelas ruas da cidade, onde tudo toma corpo e forma.




Nenhum comentário:

Postar um comentário