Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Um rapaz de fino trato....

Romuel Soubiraus foi uma grande e boa surpresa para mim. Me apresentaram a ele, não me lembro quem, mas me disseram que era importante conhecê-lo, que era uma rapaz especial...E é mesmo. Romuel participou de uma oficina que ministrei em Vitória da Conquista quando o Coletivo Cruéis Tentadores esteve na região sudoeste com o espetáculo "Guilda" em março de 2008. Depois disso uma bela amizade nasceu e Romuel foi meu porto seguro em Itambé, sempre pronto a ajudar com seus múltiplos talentos: maquiador, figurinista, estilista entre outras cositas mais. Publico aqui, entrevista feita por e-mail e parte de um ensaio fotográfico que fizemos no final da apresentação da ação "A cidade sou eu" em agosto de 2010.













Pedra Afiada: O que te atrai em Itambé?

Romeul Soubiraus: O AR PURO, O VERDE E SABER QUE SE EU PERDER MINHA CHAVE OU MINHA CARTEIRA COM OS MEUS DOCUMENTOS ALGUEM LEVA EM CASA E ME ENTREGA. (risos)

P.A: O que te faz continuar na cidade?

R.S: É BOM SABER QUE TENHO UMA FAMÍLIA MUITO PRESENTE E QUE CONQUISTEI BOAS AMIZADES AQUI. TRABALHO FAZENDO O QUE GOSTO, TUDO ISSO É SIM GRATIFICANTE MAS SINCERAMENTE NÃO É O SUFICIENTE PARA EU CONTINUAR. APENAS CONTINUO. O FUTURO? NÃO SEI!

P.A: No geral, como as pessoas de Itambé se relacionam com a moda? Tem alguma característica? Por exemplo, quando eu era criança tinha a cultura das costureiras, minha mãe era costureira, todo mundo mandava fazer o vestido da revista ou da novela...E hoje?

R.S: PRATICAMENTE NADA MUDOU. UMA CIDADE DE INTERIOR SEM MUITA INFORMAÇÃO CIRCULANDO E NENHUMA FORMAÇÃO NESSA ÁREA. AS PESSOAS ACREDITAM QUE APENAS SE VESTEM. MAS A MODA É UM UNIVERSO AMPLO E ATÉ QUEM NÃO RESPIRA DESSE AR FASHION, SEJA COM UM PANO DE PRATO PINTADO A MÃO, UM BORDADO NUMA BLUSINHA COMPRADA NA FEIRA, UM BICO DE RENDA NA BARRA DE UMA SAIA, ISSO SIM É A MODA DO POVO: BEM LONGE DAS GRANDES GRIFES QUE DITAM MODA MUNDO AFORA MAS COM A MODA "PRÊT-À-PORTER" DAS COSTUREIRAS QUE REPRODUZ O QUE A RESVISTA MOSTRA OU DAS LOJAS DE DEPARTAMENTO.

P.A:o que você pensa para seu futuro?

R.S:QUE ITAMBÉ VIVA O FUTURO. QUE EXISTA UM FUTURO PRA ITAMBÉ.

P.A:Como foi para você colaborar do projeto "Pedra Afiada"?

R.S: MARAVILHOSO TER FEITO PARTE DESSE TRABALHO TÃO IMPORTANTE PARA A ALMA DO ARTISTA.

P.A: O projeto teve alguma importância para você? Para a cidade?

R.S: DESCOBRI QUE EU SOU O SANGUE QUE MANTÉM A CIDADE VIVA.
DESCOBRIMOS QUE A CIDADE NÃO PRECISAVA DE REMÉDIOS E SIM DE MÚSICA , DANÇA, SORRISOS. SEU SANGUE SE MOVIMENTOU E BOMBEOU SEU CORAÇÃO FAZENDO QUE ELA DESPERTASSE.


Falou e disse!

Um comentário:

  1. Romuel.....realmente um rapaz muito talentoso e admirado pelo que faz.....Sucesso à ele e tudo de bom!

    ResponderExcluir