Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Descobrir a cidade através do texto

Publico aqui 13 tópicos do terceiro e último capítulo da dissertação...De brinde, mais cinco imagens da cidade...









1-Uma mudança foi iniciada na segunda metade do século XX, no que diz respeito ao ato de escrever para teatro. Muitos autores começaram a questionar que aproximação o teatro, feito até então, mantinha com as pessoas e com a sociedade e passaram a valorizar o ser humano, suas histórias e o cotidiano deles inseridos no convívio social.

2-Na concepção de uma ação cênica, o cotidiano da cidade e a história das pessoas que ali vivem são contados e “escritos” pelos próprios moradores. Eles são os autores dos próprios textos.

3-Estimular e valorizar o poder criador dos cidadãos de Itambé foi uma das metas mais significativas do processo aqui proposto. Transmitir confiança a cada morador para que os fenômenos que iriam trazer à tona a história da cidade acontecessem, fazendo, assim, com que o individuo agisse cenicamente em função do desenvolvimento cultural do lugar.

4- Do encontro entre o morador e o lugar escolhido, do depoimento produzido por ele a partir deste encontro é que o morador teve o poder de se manifestar e de se posicionar em função de um lugar mais digno, de uma relação mais íntima entre ele e a cidade que habita.

5-Abordar a história de outro ponto de vista, mais lateral e mais subterrâneo (RYNGAERT, 1998, p. 52), possibilita, aqui, a valorização de uma dramaturgia mais orgânica e mais próxima do público, fazendo dialogar informações e pontos de vista comuns a um coletivo, tendo o teatro como veículo para acessar e divulgar essas informações.

6-Todas estas questões e etapas contribuíram no processo de busca de uma imagem coletiva da cidade, aqui considerada a matéria prima para a criação do texto, fazendo dialogar as imagens individuais.

7-A arte feita na cidade ou feita para a cidade deixou de ser produzida apenas por artistas plásticos e arquitetos. Profissionais ligados às artes cênicas começam a ocupar este imenso palco aberto a todas as possibilidades de ocupação artística.

8-O teatro contemporâneo precisa cada vez mais da cidade como palco e a cidade se abre cada vez mais a estas experimentações.

9-Ao analisar os depoimentos percebemos que as questões políticas são uma herança dos tempos do coronelismo na cidade, visto que a maioria dos políticos é composta por familiares destes coronéis. Um monopólio político que perpassa décadas.

10-A partir da análise dos depoimentos chegamos à conclusão que além do texto ser construído a partir de monólogos, era importante trazer vários temas, bem como as contradições que estes temas sugerem para que um debate fosse estabelecido entre atores e público, trazendo de volta o principio do conceito de ação cênica para esta última etapa da pesquisa. Ou seja, unir ação e discurso.

11-Viver a cidade, conhecer cada rua, cada praça, os espaços de sociabilidade, as pessoas que ali vivem. Fazer da cidade sua própria casa. Participar de tudo que envolve o cotidiano deste lugar e assim fazer de cada dia um novo dia, uma nova experiência.

12-Amar e defender a cidade foram os sentimentos que os itambeenses mais expressaram durante a realização desta pesquisa. Mesmo diante do descaso do poder público e da falta de perspectivas para o futuro, os moradores de Itambé continuam depositando e investindo esperança no futuro deste lugar querido por eles.

13-Depois de meses envolvido neste projeto, estimulando reflexões, debates e encontros, portas e janelas serão abertas para que os moradores desta pequena cidade se sintam donos dela, responsáveis por ela, possuidores do futuro desta cidade que somos todos nós.

3 comentários:

  1. Tá bárbaro!!! Estou mais curiosa ainda para conhecer toda a dissertação!!!!
    beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Menino, mil anos que não venho aqui... Tô super desatualizada. Passei um olhão e novidade: adorei. Mas vou ler com calma. Massa isso de botar as coisas aqui da dissertação. Tudo de bom no ano da defesa... ai, ai...

    ResponderExcluir
  3. Minha musa cibernética, percebi seu desaperecimento virtual...Mas percebi tb que foi por um grande motivo: curtir a família real...rsrrsrsrrs...Saudades de ti...

    ResponderExcluir