Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O anjo mãos de fada!

Acabo de chegar de Itambé! Passei o Natal com meus queridos amigos na casa de Manoel...Comida e companhia das melhores...Aproveitei os dias que passei por lá, para reencontrar pessoas, conversar, fotografar e trocar informações...Entre estes encontros, entrevistei Cristiano Melo Gusmão, artista de mão cheia que tanto contribui com a cultura da cidade..Cris além de encabeçar o elenco da ação "A cidade sou eu", criou a instalação cenográfica para a apresentação, dando um charme a mais ao Casarão Vila Diolinda, sem contar o apoio moral e as dicas que ele sempre me dava quando eu me encontrava em perigo, ou perdido, rssrrsrs...Cris é um amigo de infância e participamos juntos do Grupo de Teatro Astral. Obrigado, Cris, a você e sua familia. Para ilustrar as reflexões deste artista, posto aqui cinco fotos de um ensaio feito na entrada do casarão em uma de nossas tardes de ócio criativo.









"Para mim foi uma novidade. Quando você propõe essa visão diferenciada trazendo uma nova forma de teatro, saindo do palco, ou indo para rua não daquela forma mambembe de se ver, mas algo que inquieta as pessoas. Para mim, que tenho uma preocupação com o visual ela se torna ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil porque eu não preciso me preocupar com o cenário, ter que montar, ter que fazer. O espaço é o cenário. A questão visual é o que vai inquietar as pessoas, o que as pessoas vão ver e o que vai fazer as estas pessoas indagarem: o que é isso que está acontecendo? qual a mensagem? porquê? que situação é essa?

A primeira vez que eu li um texto eu fui problematizando e solucionando de acordo o pensamento de cada um deles. Como eu conheço muita gente aqui, a cada texto lido eu ia identificando a pessoa entrevistada, que deu origem àquele texto. Por entender as pessoas, por ouvir as pessoas, por saber a visão que elas têm a respeito de cultura, de educação, de política, me facilitava o entendimento. Saber o que as pessoas pensam, o que elas querem, que mudança elas querem provocar na sociedade é muito importante. O que me intrigou em todos os textos é que muitas pessoas apontavam problemas mas não apontavam soluções para resolver esses problemas. Foram poucos os textos que apontavam soluções para os problemas culturais, sociais, políticos e até religiosos, que a gente sabe que tem, como o preconceito, por exemplo. As religiões às vezes proíbem o desenvolvimento cultural como se fosse algo maléfico para seus fiéis. Um adolescente evangélico, por exemplo, não pode cantar, ou dançar, ou fazer teatro na escola. Isso dificulta este desenvolvimento. Falar de cultura é falar do seu povo e isto independe de religiões ou posicionamento político.


Essa casa faz parte de minha infância. Mesmo com textos dizendo coisas diferenciadas, a cada momento que eu olhava para algum canto da casa era uma parte de minha infância que vinha comigo, e eu enxergava a visão que as pessoas têm da cidade e ao mesmo tempo preso a um lugar que me trazia essas coisas boas da minha infância, da minha adolescência. A casa é um marco na cidade, faz parte da história e da cultura. Este casarão foi construído a mando de Rogério Gusmão, um dos prefeitos da cidade O nome Villa Diolinda, foi dado em homenagem a sua mulher. Segundo meu pai, que viveu nessa casa, originalmente o casarão era bem diferente, a estrutura continua a mesma, mas as pinturas eram diferentes com arabescos e pinturas, desenhos de vasos com flores no interior da casa. As tonalidades iam do amarelo ouro aos tons de azul turquesa e branco. Depois o casarão foi passado para outros donos que fizeram modificações. Quando eu comecei a participar da vida social dessa casa os proprietários eram Francisco Xavier (conhecido por Chico do ovo) e Lourdes Xavier, sua esposa. A propriedade ainda pertence à família e está sob os cuidados de Zoraide filha do casal". (Cristiano Melo Gusmão - Artista de multiplas funções).

4 comentários:

  1. IRMÃO, VC NÃO FAZ IDÉIA DO ORGULHO QUE TENHO POR VC. MESMO COM UM LEQUE DE OPÇÕES PARA O SEU TRABALHO, ESCOLHEU A SUA TERRINHA, ITAMBÉ. FICO TRISTE QUANDO ALGUMAS PESSOAS ME DIZEM QUE TENHO QUE SAIR, PRA SER VALORIZADO, QUE ITAMBÉ NÃO É CIDADE PRA MIM, QUE MEU LUGAR É FORA DAQUI, COMO SE NÃO PUDESSEMOS DESENVOLVER NOSSOS DONS EM MEIO AS PESSOAS QUE SE SERVEM DOS NOSSOS TRABALHOS, OU A CONVIVER COM PESSOAS QUE SE ESFORÇAM PARA FAZER DOS DIAS, MOMENTOS FELIZES CHEIOS DE CORES, VIDA, BRILHO, ENFIM, DIAS MELHORES. MEU POVO, NOSSO POVO, ADMIRA O QUE É BELO, VALORIZA, CADA UM A SUA FORMA, MAS O QUE ELES PRECISAM NA VERDADE É DE GENTE QUE TEM A CORÁGEM DE ILUMINAR OS CAMINHOS PARA QUE POSSAM ENXERGAR E ASSIM REPRODUZIR EM CENTENAS DE CENTELHAS DE LUZES PARA DISSIPAR AS TREVAS DA IGNORÂNCIA, EXATAMENTE ASSIM COMO VC FEZ E TENHO CERTEZA DE QUE VAI CONTINUAR FAZENDO.
    MUITO OBRIGADO PELO TÍTULO DA ENTREVISTA, ADOREI, MUITO OBRIGADO PELA ABERTURA E SIMPLICIDADE, MUITO OBRIGADO PELAS IDÉIAS E ENSINAMENTOS, MUITO OBRIGADO POR SER FAMÍLIA E SER QUEM ÉS. GRANDE BEIJO NO TEU CORAÇÃO, SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, querido adoro passear por seu blog!! Lindas histórias e fotos maravilhosasssssssss... quanta beleza!!!Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Saudades Soraia...É sempre um prazer te ter aqui...Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Meu lindo, eu que te agradeço por fazer parte de minha vida...Em nome da cidade de Itambé eu te agradeço por estar ai fazendo sempre com que a cultura local seja mantida firme e forte...Você é uma das pessoas que fazem desta cidade, uma cidade especial...Grande beijo e até sempre!

    ResponderExcluir