Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entre lá e cá...


Difícil parar para refletir sobre meu processo de pesquisa. É sempre mais confortável avaliar o trabalho dos outros. Neste instante eu me encontro em Salvador e os quilômetros que me afastam de Itambé me fazem pensar com mais tranquilidade. Uma parte bem delicada da pesquisa já foi concluida: a definição dos 23 entrevistados que me darão suporte para as futuras etapas do processo. Estes entrevistados foram selecionados a partir de vários critérios incluindo faixa etária, gênero, grau de instrução, renda e localização na cidade. Era fundamental que todos os bairros da cidade fossem contemplados com pelo menos um entrevistado. Não foi fácil chegar até eles, mas com a ajuda dos amigos e com minhas andanças pela cidade pude reunir um grupo bem interessante que irá representar bem a população da cidade dentro deste processo. Agora é se preparar para outra etapa. Ah, quem estiver lendo este post, não se esqueça que segunda (12.05) eu irei falar mais sobre o projeto "Pedra Afiada, um convite para o teatro invadir a cidade" na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Itambé, às 20horas...Espero vocês!

2 comentários:

  1. Marcelo que coisa linda, generosa sua pesquisa. Eu que sou daqueles que nunca retorna para as 'casas primeiras' fiquei pensando em Itapetinga. afinal Itapetinga é Itambé, é também pedra, feito de pedra. Adorei seu castelo, o amarelo do blog, a qualidade das fotografias. BJO!

    ResponderExcluir
  2. Saulito, vc está convidado a aparecer e ocupar meu Castelo com suas reflexões...BJO!

    ResponderExcluir