Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 28 de abril de 2010

O caminho das pedras...

Bom, a minha casa, a minha cidade começa a ser visitada por meus amigos e colaboradores do meu projeto de pesquisa. A partir de agora espero iniciar uma nova fase aqui no blog, que é a de dividir com vocês, as impressões destas pessoas sobre o trabalho e sobre a cidade e mostrar um pouco mais o andamento do processo. Essas imagens fazem parte de um passeio que fiz com os amigos no sábado (24.04) para um lugar mágico aqui em Itambé chamado "Ilha"...Para chegar até a Ilha contei com a ajuda dos amigos da cidade Romuel Soubiraus e Caio Vieira que conhecem bem a área. A ideia era mostrar outras partes do Rio Pardo (um dos rios que cortam a cidade) para o Professor Doutor Angelo Serpa que estava na cidade nos visitando e enriquecendo nossas discussões. Angelo esteve de passagem pela região Sudoeste para dar inicio a novas pesquisas sobre as políticas de desenvolvimento territorial e cultural nos territórios de identidade de Vitória da Conquista, Salvador e do Recôncavo. Em Conquista ele visitou o grupo de pesquisa "Urbanização e produção de cidades na Bahia" do Departamento de Geografia da UESB, coordenado pelo Prof. Dr. Jânio Santos e realizou entrevista com Pauline Leite, delegada titular do território de Conquista, na III Conferência Estadual de Cultura . Este novo projeto é vinculado ao Grupo de Pesquisa TERRACULT do Departamento de Geografia da UFBA, coordenado por ele e que eu também faço parte. Bons ventos sopram em direção a Itambé.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Tribuna livre


Ontem, segunda feira (12.04) estive na Câmara de Vereadores de Itambé para fazer uso da Tribuna Livre onde pude expor com maior precisão o andamento de minha pesquisa. Comecei falando sobre meu percurso, o que aconteceu com minha carreira depois que deixei a cidade aos 20 anos para em seguida aprofundar no detalhamento das etapas do trabalho. Este foi um momento importante porque pude deixar claro que este processo é unicamente acadêmico e artístico sem interesses e envolvimentos políticos, o que me dará maior liberdade para desenvolver a ação cênica. Meu interesse aqui é agregar o maior número de moradores independente de religião ou partido político. O cidadão é o que me interessa. Estiveram presentes na sessão os vereadores Dirceu Achy Carneiro, Humberto Lopes Junior, Wellington dos Santos Anjos, Iderval Nolasco Dias e Paulo Cesar Notz. No público alguns amigos: Cíntia, Willian, Alex, Jeane, Luiz Pedro, Didier, Zizi, Antônio de Virgulina. Paulo Tiago veio de Vitória da Conquista para fazer uma visita, trazer minha tela que ele fez especialmente para mim e filmar a sessão...Agora é ir para as ruas...
Crédito da foto: Zizi Ferreira.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Entre lá e cá...


Difícil parar para refletir sobre meu processo de pesquisa. É sempre mais confortável avaliar o trabalho dos outros. Neste instante eu me encontro em Salvador e os quilômetros que me afastam de Itambé me fazem pensar com mais tranquilidade. Uma parte bem delicada da pesquisa já foi concluida: a definição dos 23 entrevistados que me darão suporte para as futuras etapas do processo. Estes entrevistados foram selecionados a partir de vários critérios incluindo faixa etária, gênero, grau de instrução, renda e localização na cidade. Era fundamental que todos os bairros da cidade fossem contemplados com pelo menos um entrevistado. Não foi fácil chegar até eles, mas com a ajuda dos amigos e com minhas andanças pela cidade pude reunir um grupo bem interessante que irá representar bem a população da cidade dentro deste processo. Agora é se preparar para outra etapa. Ah, quem estiver lendo este post, não se esqueça que segunda (12.05) eu irei falar mais sobre o projeto "Pedra Afiada, um convite para o teatro invadir a cidade" na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Itambé, às 20horas...Espero vocês!