Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

As comunidades de São Sebastião

Vídeo-Documentário “As Comunidades de São Sebastião”, do grupo Terracult (DGEO/POSGEO/UFBA), será lançado 17 de janeiro em Itambé-Bahia

Será lançado, em 17 de janeiro de 2012, terça-feira, às 20.30 horas, na cidade de Itambé-Bahia, o vídeo-documentário “As Comunidades de São Sebastião”, durante os festejos em homenagem ao padroeiro da cidade. A sessão de lançamento ocorre na Igreja Matriz da cidade de Itambé e tem entrada franqueada ao público interessado.
O vídeo retrata a mobilização das comunidades eclesiais de base do município para a organização da festa de 2011, além das missas, do cortejo e da procissão em homenagem a São Sebastião, com a presença de todas as comunidades eclesiais de base das zonas urbana e rural, durante os dez dias de festividades.
O documentário é uma realização do Grupo Terracult (Territórios da Cultura Popular), do Departamento de Geografia da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA, com o apoio do CNPq. As filmagens foram realizadas durante as comemorações ao padroeiro em janeiro de 2011, com pesquisa, concepção e entrevistas a cargo de Manoel Dias, Angelo Serpa e Marcelo Sousa Brito.
O vídeo-documentário “As Comunidades de São Sebastião” é o segundo da série sobre manifestações religiosas no Estado da Bahia, série iniciada com o vídeo “Territórios Sagrados: Luta contra a intolerância religiosa”, lançado em novembro de 2010 em Salvador, durante a programação da II Semana de Geografia Negra, no Instituto de Geociências.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário