Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





terça-feira, 27 de setembro de 2011

Cultura em pauta!

Foi realizada, no dia 23 de setembro de 2011, a II Conferência Municipal de Cultura de Itambé. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, no Cine-Teatro da cidade. Aliás, o fato da cultura não ter sua própria secretaria e todas as transações estarem atreladas à Secrataria de Educação, traz várias complicações na organização de eventos culturais na cidade, pois a Coordenação de Cultura não tem autonomia para tomar decisões práticas. Assim, sob o comando geral do representante do Terrítório, Antônio Maciel (representando a Fundação Cultural do Estado da Bahia), a II Conferência de Cultura de Itambé acabou com o seguinte balanço: os artistas e as pessoas envolvidas com a cultura local precisam ser mais independentes e se organizarem para além das ações realizadas pela administração pública. Muitos são os itambeenses que se interessam e desejam contribuir com o desenvolvimento cultural da cidade, mas falta investimento na capacitação e em treinamentos que possibilitem a esses artistas de competirem dignamente com outros artistas baianos e se candidatarem aos Editais oferecidos pela iniciativa pública e privada.
A grande homenageada do encontro foi a atriz e professora Eva Figueredo, falecida ano passado, mas, para mim e para todos que fizeram parte da vida desta artista, a melhor homenagem seria ver o povo de Itambé trabalhando com prazer pelo presente e pelo futuro da arte na cidade.















Nenhum comentário:

Postar um comentário