Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Um rapaz de fino trato....

Romuel Soubiraus foi uma grande e boa surpresa para mim. Me apresentaram a ele, não me lembro quem, mas me disseram que era importante conhecê-lo, que era uma rapaz especial...E é mesmo. Romuel participou de uma oficina que ministrei em Vitória da Conquista quando o Coletivo Cruéis Tentadores esteve na região sudoeste com o espetáculo "Guilda" em março de 2008. Depois disso uma bela amizade nasceu e Romuel foi meu porto seguro em Itambé, sempre pronto a ajudar com seus múltiplos talentos: maquiador, figurinista, estilista entre outras cositas mais. Publico aqui, entrevista feita por e-mail e parte de um ensaio fotográfico que fizemos no final da apresentação da ação "A cidade sou eu" em agosto de 2010.













Pedra Afiada: O que te atrai em Itambé?

Romeul Soubiraus: O AR PURO, O VERDE E SABER QUE SE EU PERDER MINHA CHAVE OU MINHA CARTEIRA COM OS MEUS DOCUMENTOS ALGUEM LEVA EM CASA E ME ENTREGA. (risos)

P.A: O que te faz continuar na cidade?

R.S: É BOM SABER QUE TENHO UMA FAMÍLIA MUITO PRESENTE E QUE CONQUISTEI BOAS AMIZADES AQUI. TRABALHO FAZENDO O QUE GOSTO, TUDO ISSO É SIM GRATIFICANTE MAS SINCERAMENTE NÃO É O SUFICIENTE PARA EU CONTINUAR. APENAS CONTINUO. O FUTURO? NÃO SEI!

P.A: No geral, como as pessoas de Itambé se relacionam com a moda? Tem alguma característica? Por exemplo, quando eu era criança tinha a cultura das costureiras, minha mãe era costureira, todo mundo mandava fazer o vestido da revista ou da novela...E hoje?

R.S: PRATICAMENTE NADA MUDOU. UMA CIDADE DE INTERIOR SEM MUITA INFORMAÇÃO CIRCULANDO E NENHUMA FORMAÇÃO NESSA ÁREA. AS PESSOAS ACREDITAM QUE APENAS SE VESTEM. MAS A MODA É UM UNIVERSO AMPLO E ATÉ QUEM NÃO RESPIRA DESSE AR FASHION, SEJA COM UM PANO DE PRATO PINTADO A MÃO, UM BORDADO NUMA BLUSINHA COMPRADA NA FEIRA, UM BICO DE RENDA NA BARRA DE UMA SAIA, ISSO SIM É A MODA DO POVO: BEM LONGE DAS GRANDES GRIFES QUE DITAM MODA MUNDO AFORA MAS COM A MODA "PRÊT-À-PORTER" DAS COSTUREIRAS QUE REPRODUZ O QUE A RESVISTA MOSTRA OU DAS LOJAS DE DEPARTAMENTO.

P.A:o que você pensa para seu futuro?

R.S:QUE ITAMBÉ VIVA O FUTURO. QUE EXISTA UM FUTURO PRA ITAMBÉ.

P.A:Como foi para você colaborar do projeto "Pedra Afiada"?

R.S: MARAVILHOSO TER FEITO PARTE DESSE TRABALHO TÃO IMPORTANTE PARA A ALMA DO ARTISTA.

P.A: O projeto teve alguma importância para você? Para a cidade?

R.S: DESCOBRI QUE EU SOU O SANGUE QUE MANTÉM A CIDADE VIVA.
DESCOBRIMOS QUE A CIDADE NÃO PRECISAVA DE REMÉDIOS E SIM DE MÚSICA , DANÇA, SORRISOS. SEU SANGUE SE MOVIMENTOU E BOMBEOU SEU CORAÇÃO FAZENDO QUE ELA DESPERTASSE.


Falou e disse!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem foi (verdadeiramente) esse homem?

Lendo o último número da revista "O Arauto de Itambé" me deparo com a notícia da morte do senhor Cícero, no dia 5 de setembro de 2010. Mais uma pessoa misteriosa da cidade de Itambé. Eu tive o prazer de fazer esta foto, sem que ele percebesse. Este homem sempre me dispertou curiosidade. Quem ele era realmente? Se tinha filhos? Como era a vida dele trancafiado nesta casa? Muitos mistérios em volta de um homem simples. O que pude saber também, graças a revista, Cícero "foi morador da cidade há mais de 50 anos. (...) Além de funcionário público aposentado da Prefeitura Municipal, foi fazendeiro em Água Bela no município de Ribeirão do Largo. Viveu sozinho durante toda a vida nessa casa (a casa da foto), onde cozinhava, lavava e passava roupa" (O Arauto de Itambé, Janeiro de 2011, p.27).
Quem souber mais detalhes da vida deste homem é só postar um cmentário.