"O itambeense é bem descontraído, bem alegre e gosta de saber de todo mundo, saber da vida do outro. Isso engloba tudo: fofoca, preocupação mesmo, afeição. Mas uma característica do itambeense é querer saber de tudo e de todo mundo. Todo mundo conhece todo mundo. Eu sei de você e você sabe de mim"(Daniela).
"A tranqüilidade é o que eu mais gosto em Itambé. Eu acredito que o itambeense ama Itambé. Aqui todo mundo se conhece. Eu tenho orgulho de dizer: eu sou itambeense" (Glória).
"Gostaria que Itambé pudesse reverter essa situação de dependência política, gostaria de ver Itambé ser governada por alguém que tivesse o mínimo de respeito pelo cidadão. Que Itambé aparecesse como uma cidade pequena, mas uma cidade agradável, bem tratada. O problema de Itambé não é ser uma cidade pequena" (Neide).
"As melhores experiências da minha vida, e também as mais difíceis, todas eu passei aqui. Eu nasci em Itapetinga, mas, vim muito cedo pra cá, então o que eu sei dizer de mim, da vida, das coisas eu aprendi em Itambé" (Diego).

