Este blog foi criado com a intenção de registrar e divulgar a pesquisa de campo de meu Mestrado intitulado “Pedra afiada: um convite para o teatro invadir a cidade”. Itambé foi escolhida para sediar essa pesquisa e por isso o uso do nome da cidade em tupi guarani (Pedra afiada) como forma de render uma homenagem a esta cidade que faz parte de minha história. O fato é que o objetivo do blog extrapolou os limites da pesquisa e se tornou um veículo de divulgação das manifestações culturais da cidade e também um canal de reflexão sobre o desenvolvimento socio cultural do município.
Com o aumento de lares com acesso à internet comecei a identificar imagens e conteúdos do blog sendo compartilhados nas redes sociais ou reproduzidos em outros blogs. Essa atitude nunca me incomodou, simplesmente porque via nessas ações o desejo de mostrar a cidade de uma forma mais poética, com imagens de qualidade, o que era motivo de orgulho para mim, ver meu trabalho sendo apreciado e divulgado pelos quatro cantos.
Agora Itambé vive seu primeiro processo eleitoral da era digital e com isso percebemos avanços e retrocessos. Avanços porque dispomos de uma comunicação mais abrangente e mais rápida; retrocessos porque tenho encontrado materiais de minha pesquisa, publicados no blog, sendo usados de forma indevida e criminosa. Essa nota de esclarecimento se faz necessária como forma de alertar aos coordenadores de campanha e até mesmo aos simpatizantes de algum partido ou candidatos que violarem os direitos autorais do material publicado por mim: identificada qualquer ação desta natureza, os autores serão imediatamente notificados por uso indevido de conteúdos de autoria de terceiros. É preciso respeitar o trabalho alheio! O blog Pedra Afiada não tem nenhum vínculo eleitoreiro e não está associado a nenhum partido político ou coligação partidária.
É preciso refletir também sobre o desejo de alguns internautas de defender seus candidatos. As trocas de ofensas nas redes sociais são constantes a ponto de acabar com amizades construídas ao longo da vida. Isso é um absurdo! Itambé é uma cidade de pequeno porte, onde todos se conhecem e fazem parte de uma mesma rede de relações. No momento quando todos deveriam se unir para defender o futuro de nossa gente o que percebemos é uma divisão pautada em interesses pessoais, a ponto de todo um passado ser apagado. As pessoas ficam cegas, surdas e mudas e ainda acreditam em Papai Noel, ainda defendem o indefensável.
Vamos acordar meus queridos conterrâneos, vamos acreditar que nós somos o futuro dessa nação e que cabe a nós defendê-la. Não vamos brigar com quem amamos, mas sim brigar juntos pela cidade que queremos. Seja lá quem for eleito é seu dever cuidar do bem estar de todo e qualquer cidadão e trabalhar para que Itambé tenha um futuro mais digno do amor que seus filhos nutrem pela cidade, ao ponto de se associar a políticos que, em sua maioria, só pensam em benefícios próprios e que, da política, só aprenderam seu lado negativo.
Estou do lado de cá torcendo para que o cidadão itambeense tenha consciência do poder que dispõe, seja no uso da internet, seja no ato de votar.