Diário de bordo

Meus queridos e queridas, este blog foi criado para ser o diário de bordo da pesquisa de campo para meu Mestrado, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o apoio do CNPq. O trabalho intitulado "Pedra Afiada - Um convite para o teatro invadir a cidade" foi orientado pela Prof. Dra. Angela Reis. A pesquisa de campo foi realizada em Itambé, no sudoeste da Bahia, de março a agosto de 2010, onde alimentei este blog com informações e reflexões sobre a pesquisa e a escritura da dissertação. Depois de concluido o Mestrado (março/2011) o blog será utilizado como forma de divulgar e refletir os andamentos da cultura na cidade de Itambé. Esta é uma forma também de discutir a cultura em cidades de pequeno porte do interior da Bahia e do Brasil. Conto com a visita de todos. Ah, uma dica, como este blog funciona como um diário, para os marinheiros de primeira viagem é melhor acompanhá-lo de baixo para cima. Então busquem o primeiro post e boa viagem!!!





segunda-feira, 30 de maio de 2011

Direto do forno!!!!

O exemplar final da dissertação "Pedra Afiada: um convite para o teatro invadir a cidade" ficou pronto. Agora é esperar que o PPGAC disponibilize em sua página na internet a versão digital para que todos os interessados possam ler. Enquanto isso, vou me dedicando a escrever artigos relacionados ao trabalho com o intuito de divulgar a pesquisa com publicações.
A dissertação ficou estruturada da seguinte forma:

Introdução

1. A cidade: um texto a ser descoberto, uma história para recontar

1.1. Subir e descer. Contar e rencontar. Somar e subtrair. Como formar um elenco
1.2. Abrir portas, quebrar paredes... encontrar personagens
1.3. Contar a história do presente
1.4. Eventos e o cotidiano da vida urbana

2. Ação e discurso: descobrindo novas possibilidades de fazer teatro

2.1. Aprendendo a agir cenicamente
2.2. Eu ajo, tu ages
2.3. A cidade em movimento
2.4. Alimentar o presente, cultivar o futuro

3. Descobrir a cidade através do texto

3.1. A cidade como texto
3.2. A cidade como palco
3.3. Agir coletivamente
3.4. A cidade sou eu

Reflexões finais

Referências

Apêndice – “A cidade sou eu”



domingo, 1 de maio de 2011

Itambé em crise!

Foi publicado na edição de hoje (domingo, 01 de maio) do jornal "A Tarde" uma matéria, assinada pelo jornalista Juscelino Souza, na qual podemos confirmar a crise que o município de Itambé enfrenta com cortes de verba. Algo em torno de 34,93% que o município recebia do FPM (Fundo de Participação dos Municípios)foram cortados. Um dos motivos desta crise se deve à perda do distrito de São José do Colônia para o município de Caatiba. Assim além de dinimuir o número de habitantes (de 30.850 para 22.819), diminuiu também o território municipal, cuja superfície passou de 1.626m² para 1.442². O fato tem também colaborado para o aumento de demissões e a diminuição de oferta de empregos.

Fonte: IBGE (Censo 2010).
Para ler a matéria na integra clique na imagem.